Bioimpedância

Bioimpedância

O peso corporal corresponde à soma do peso dos nossos ossos, órgãos, massa muscular e gordura, sendo que a balança comum não diferencia de onde vem cada quilograma.

A bioimpedância, por sua vez, é um exame completo que levanta dados específicos sobre cada um destes tecidos, apresentando uma avaliação de composição corporal mais fidedigna.

Rápido e não invasivo, este é o método mais adequado para averiguar os resultados de um período de treinamento e dieta e, por isso, é bastante indicado por nutrólogos, endocrinologistas e nutricionistas, a cada fase do tratamento em andamento.

Os cálculos da bioimpedância incluem:

Dinamometria

Dinamometria

Trata-se de uma técnica eficiente para a medição da capacidade e resistência dos músculos, bastante utilizado para atestar a plena condição clínica de um paciente para poder executar determinado exercício.

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma, também é chamado de eletrocardiografia, é um exame rápido e indolor, que avalia a atividade elétrica do coração, por meio de eletrodos fixados na pele. O exame é capaz de monitorar o ritmo do coração e a quantidade de batimentos cardíacos por minuto.

Ultrassonografia

Ultrassonografia

A ultrassonografia, também conhecida como ecografia e ultrassom, é um exame de imagem que permite visualizar, em tempo real, órgãos ou tecidos do corpo. Quando é realizado com Doppler, é possível avaliar também o fluxo sanguíneo da região investigada.

Biópsias guiadas

Biópsias guiadas por ultrassom

As biópsias guiadas por ultrassom constituem importante exame para se obter material histológico para análise em laboratório, que permite o diagnóstico de diversas doenças. Durante o procedimento é extraída pequena quantidade de material do órgão ou lesão com suspeita de doença para investigação futura.

Exames Laboratoriais

Análises Clínicas (Exames Laboratoriais)

O Instituto Perez realiza exames laboratoriais para avaliar o estado de saúde atual do paciente, a partir do estudo de material biológico colhido. São feitos na clínica exames de sangue, urina, saliva e espermograma.

As análises clínicas têm como objetivo investigar possíveis doenças preestabelecidas ou como medida preventiva, mediante avaliação em nível laboratorial.

Exame de Papanicolau

Exame de Papanicolau

O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, visa identificar possíveis alterações no útero, tais como infecções vaginais e/ou sexualmente transmissíveis, indicativos da infecção pelo HPV e de câncer de colo de útero. O exame é totalmente indolor e muito simples, sendo realizado durante a consulta ginecológica de rotina.

Durante o exame, é realizada a raspagem de células do colo do útero, que são colocadas numa lâmina de vidro para posterior análise ao microscópio. Embora o preventivo seja altamente indicado para todas as mulheres uma vez ao ano, é possível que o médico solicite mais de uma vez ao ano, a depender do estado de saúde da paciente.

Polissonografia

Polissonografia

A polissonografia é um exame realizado para a análise da qualidade do sono e para o diagnóstico de patologias associadas. O procedimento ocorre por meio de eletrodos fixados no corpo que são capazes de registrar diversos parâmetros, tais como a atividade cerebral, o movimento dos olhos, as atividades musculares e respiratórias. São indicados para pessoas com episódios de apneia ou roncos excessivos, por exemplo.

Endoscopia digestiva

Endoscopia digestiva

A endoscopia digestiva é um exame diagnóstico que acontece a partir da introdução de um fino tubo, chamado endoscópio, na boca até chegar ao estômago, que visa analisar as paredes do esôfago, estômago e o início do intestino. Pode ser indicado para identificar as causas das seguintes doenças e condições: gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, pólipos, refluxos, hérnia de hiato e varizes esofágicas.

Durante o procedimento, é possível fazer uma biópsia, extraindo fragmentos de tecidos do órgão a ser investigado, a fim de buscar localizar doenças graves, como o câncer.